Tec. em Segurança do Trabalho cobra prefeito de Meriti EPIs em obras no município

COMO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO, é meu dever legal orientar o Prefeito Dr. João, sobre a Importância do USO DO EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI – NR 06.

Todos aqueles que trabalham na área da Construção Civil, sabem o que são EPIs. Estes equipamentos são de extrema importância e precisam ser utilizados por todos os envolvidos em canteiros de obras, pois os Equipamentos de Proteção Individual – EPI, são essenciais para a diminuição de riscos de acidentes físicos e psicológicos.

Assim, os EPIs são equipamentos indispensáveis na construção civil, pois garantem a proteção à inúmeros riscos e ajudam a evitar possíveis acidentes que possam ocorrer durante o período de trabalho.

Quais são os Equipamentos de Proteção Individual – EPIs na Construção Civil?

De acordo com a Norma Reguladora – NR 06 – São considerados EPIs todos os equipamentos ou produtos de uso individual que são utilizados pelos trabalhadores, quando estiverem exercendo suas funções, para protegê-los contra riscos e garantir a segurança no trabalho.

1. Capacete
O Capacete tem a função de proteger o trabalhador contra impactos de objetos sobre o crânio.

2. Protetores Auriculares (Tipo Concha e Plug).

O protetor auricular é utilizado contra ruídos no trabalho, evitando perdas auditivas e resguarda o sistema auditivo de pessoas que trabalham em ambientes com elevados níveis de ruído.

3. Luvas

As luvas tem como função, proteger as mãos, os pulsos e os braços dos trabalhadores dos mais variados riscos no ambiente de trabalho, nos quais estão: Riscos Químicos e Biológicos, como bactérias e fungos, riscos mecânicos, como cortes, perfurações e queimaduras.

4. Óculos de Proteção

Os óculos de proteção, tem a função de proteger o trabalhador de riscos agressivos e seus efeitos na região dos olhos. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), milhares de pessoas, todos os anos, perdem a visão ou têm a redução da acuidade visual por causa de acidentes de trabalho.

5. Máscara de Proteção

As máscaras de proteção respiratória, visa proteger o trabalhador da inalação de agentes potencialmente perigosos para a saúde e a segurança dos trabalhadores.

Os Particulados: Que são poeiras, névoas, fumos e partículas tóxicas.

Os químicos: que são gases e vapores.

Entre outros equipamentos de proteção individuais, necessários e importantes para preservar o trabalhador dos riscos de acidentes de trabalho.

Oriento o Prefeito Dr. João, Prefeito Municipal de São João de Meriti – RJ, para providenciar os equipamentos ao trabalhadores da Secretaria Municipal de Obras – SMO, para que os trabalhos possam ser desempenhado com segurança visando na saúde do trabalhador.

Por Ian Cesar – Técnico de Segurança do Trabalho